"O Diário de Anne Frank": Espetáculo Premiado Encerra Programação de Comemoração ao Dia Internacional do Teatro
- Myvrian Braga

- 27 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de mar.

Para comemorar o Dia Internacional do Teatro (27 de março), o evento Março Cênico lançou a programação para celebrar a força e a magia do teatro local, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Dentre os espetáculos da programação, nos dias 28 e 29 de março, às 19h, no teatro do Sesc Avenida, será encenado o espetáculo premiado "O Diário de Anne Frank", com direção de Rick Costa - Coletivo Cabaça. O espetáculo é uma experiência profunda para os amantes da arte, da cultura e do teatro.
O diretor do espetáculo, Rick Costa, que está à frente do Coletivo Cabaça desde sua fundação, revelou que a ideia de adaptar "O Diário de Anne Frank" para o palco sempre foi um sonho alimentado pela sua paixão literária e pelo desafio que a obra representa.
“Minha formação é em Letras Português, então, eu sempre tive na minha trajetória de trabalho a relação literatura e teatro, sempre foi um campo de pesquisa. Uma das minhas grandes paixões literárias é o Diário de Anne Frank, porém era um desafio montar o espetáculo por causa da complexidade da obra, da importância da obra e, também, da quantidade de pessoas no elenco. Então, em 2024, decidimos fazer esse desafio, como comemoração dos 15 anos do Coletivo Cabaça", explicou Rick.
A produção não se limitou aos integrantes do Coletivo Cabaça, abrindo espaço para talentos diversos da cidade de Parnaíba, desde estreantes até veteranos com mais de trinta anos de carreira. "Queríamos que essa história, tão universal e atual, fosse contada por vozes diversas, unindo forças para dar vida a um relato que está mais atual do que nunca no contexto mundial", destacou o diretor.

A repercussão positiva do espetáculo foi reconhecida com oito indicações ao Troféu em Cena, premiação realizada pelo Grupo Tear de Teatro. As indicações foram nas categorias de: Melhor Espetáculo 2025; Melhor Direção (Ryck Costa); Melhor ator (Ricco Lima); Melhor ator coadjuvante (Romualdo Neves); Melhor atriz coadjuvante (Carmem Carvalho); Melhor conjunto de intérprete (elenco); Melhor cenografia; e na categoria Melhor Ator Revelação, dois atores foram indicados (Arthur de Moraes e Felipe Silveira). "Essas indicações enchem nossos corações de orgulho. Mas mais do que vaidade, para nós é um sinal de resistência e de que nosso trabalho está sendo valorizado tanto pela classe artística, quanto pelo público", explicou Rick. O diretor falou sobre os desafios de se fazer teatro no Piauí.
"Aqui, os artistas são autodidatas, investem de forma autônoma em suas carreiras. Fazer um espetáculo com recursos próprios e receber esse reconhecimento é incrível. A indicação, pra gente é mais importante do que o troféu em si, pois os indicados são aqueles trabalhos que afloram, que se destacam, que se tornam referência", acrescentou.

Na cerimônia do Troféu em Cena, realizada no dia 26 de março no Teatro 4 de Setembro, em Teresina, o espetáculo “O Diário de Anne Frank” foi premiado em três categorias: Melhor Ator para Ricco Lima, Melhor Ator Revelação para Arthur de Moraes e Melhor Cenografia para Rick Costa. "A premiação do Arthur, que é seu primeiro trabalho profissional, é um incentivo não só para ele, mas para todos os jovens que estão sendo formados nos cursos que oferecemos no Museu do Mar. É um sinal de que estamos no caminho certo para cultivar o legado do teatro e inspirar as próximas gerações", ressaltou Rick.

Você deseja conhecer ou reviver a emocionante história de Anne Frank, que é uma obra que transcende gerações, oferecendo um olhar íntimo sobre a vida de uma jovem judia durante a Segunda Guerra Mundial? A história de Anne, contada através de seu diário, é um testemunho de esperança e resiliência. Venha prestigiar o evento Março Cênico, celebrar o Dia Internacional do Teatro e conferir de perto a interpretação de atores parnaibanos.
Os ingressos para as apresentações do espetáculo “O Diário de Anne Frank” estão disponíveis pelo contato (86) 99498-4246, ou na bilheteria do Sesc Avenida a partir das 18h, antes da apresentação.
Classificação: 16 anos















Comentários