'Maré de Histórias': a tradição da pesca artesanal no litoral do Piauí em forma de poesia
- Equipe Rede Essência

- 10 de out
- 3 min de leitura

A cultura pesqueira do litoral do Piauí ganhou destaque com o lançamento do livro "Maré de Histórias: Pescadores do Coqueiro", na 10ª edição do SALIPA - Salão do Livro de Parnaíba, na última quinta-feira (09/10). A obra, organizada por Amanda Fernandes e Laura Damasceno, é a união de vivências, poesia e arte, criando um elo entre tradição e futuro.
"Maré de Histórias" é um registro sensível e poético do cotidiano dos pescadores artesanais da comunidade do Coqueiro. Este projeto, que também deu origem ao documentário "Afluências do Delta", é uma iniciativa do Sesc, que desde 2023 vem documentando as "Águas do Delta" em seus projetos junto às comunidades ribeirinhas no litoral do Piauí.

Os pescadores, verdadeiros protagonistas destas histórias, abriram seus corações e compartilharam os desafios enfrentados no mar e, também, as tradições que enriquecem suas vidas. Eles colaboraram diretamente na escrita, tecendo suas experiências com as palavras, sob a orientação de Amanda Fernandes, Laura Damasceno e os demais integrantes da equipe do Sesc, que conduziram o projeto com sensibilidade e acolhimento. "Nos próximos anos, talvez seja cada vez mais raro encontrar a pesca artesanal, uma ocupação tradicional que envolve aventurar-se aproximadamente 60 km mar adentro e permanecer dias longe do lar para sustentar o ofício. Apesar dos desafios, muitos pescadores dedicam-se a essa atividade há décadas, movidos por um amor que vai além do trabalho, uma paixão pelo mar que os atrai mesmo quando não estão em busca do sustento. O livro 'Maré de Histórias' é crucial para preservar a memória dessa profissão, tão enraizada na cultura do litoral piauiense", conta Amanda Fernandes, ao expressar sensibilidade sobre o projeto.

As páginas do livro ganham vida através das ilustrações feitas pelos alunos da Unidade Escolar Carmosina Martins da Rocha, com o toque artístico, da artista plástica Esther Silva. Cada desenho é um reflexo da visão das crianças e dos jovens sobre o universo pesqueiro, aproximando a juventude da atividade pesqueira, tão importante e relevante para a comunidade. "Optamos por envolver uma escola da própria comunidade, pois percebemos que as crianças desconheciam a riqueza cultural que os pescadores e artesãos poetas de sua localidade representam. As histórias que escutamos são verdadeiras aventuras, repletas de emoção e vida", destaca Laura Damasceno.

O livro "Maré de Histórias" não está à venda. Em vez disso, ele é compartilhado em eventos culturais e distribuído gratuitamente, com o objetivo de se tornar uma ferramenta educativa nas escolas locais. A intenção é preservar e celebrar a pesca artesanal, mantendo viva essa tradição tão fundamental para a identidade do litoral piauiense.
Laura encerra com um agradecimento especial à equipe do Sesc, especialmente ao Presidente Sr. Francisco Valdeci Cavalcante e ao Diretor Regional Francisco Soares Campelo Filho, por viabilizarem essa jornada literária e, também, audiovisual. "Maré de Histórias" é um convite para mergulhar nas profundezas da cultura local e emergir com um novo olhar sobre a pesca artesanal. Este livro é uma âncora que mantém a tradição enraizada, enquanto permite que as novas gerações naveguem pelas histórias de seu presente e, também, antepassados, garantindo que o legado dos pescadores do Coqueiro continue preservado na cultura local.
Ao folhear as páginas de "Maré de Histórias", o leitor é convidado a perceber que cada onda do mar carrega consigo além dos peixes, contos de coragem, amizade e o amor pelo mar.
Fotos: Jonathan Dourado (@opetadaluz)

_______________























Comentários